Portugal, Sovereign 1777-1816 : Maria I
Resource Information
The organization Portugal, Sovereign 1777-1816 : Maria I represents an institution, an association, or corporate body that is associated with resources found in Internet Archive - Open Library.
The Resource
Portugal, Sovereign 1777-1816 : Maria I
Resource Information
The organization Portugal, Sovereign 1777-1816 : Maria I represents an institution, an association, or corporate body that is associated with resources found in Internet Archive - Open Library.
- Label
- Portugal, Sovereign 1777-1816 : Maria I
- Subordinate unit
- Sovereign 1777-1816 : Maria I
31 Items by the Organization Portugal, Sovereign 1777-1816 : Maria I
Context
Context of Portugal, Sovereign 1777-1816 : Maria ICreator of
- Antonio José da Franca e Horta, do meu conselho, Governador, e Capitão General da Capitania de São Paulo, amigo. : Eu o Principe Regente vos envio muito saudar. Sendo-me presente o quasi total abandono, em que se achão os campos geraes da Coritiba, e os de Guarapuava, assim como todos os terrenos, que desagoão no Paraná, e formão do outro lado as cabeceiras do Uraguay, todos comprehendidos nos limites dessa Capitania, e infestados pelos Indios denominados Bugres, que matão cruelmente todos os fazendeiros, e proprietarios .
- Attendendo a que nos hospitaes militares do reino de Portugal saõ recebidos e tratados os doentes do Exercito Britanico, que ora alli se acha; : conformando-me com a proposta do Marechal do Exercito Guilherme Carr Beresford, que os governadores do reino fizeraõ subir á minha Real presenca, e que elles haviaõ approvado: sou servido nomear para inspector dos mesmos hospitaes ao Doutor Fergusson .
- Carta Regia, que Sua Alteza Real o Principe Regente nosso senhor mandou expedir ao Vice-Rei, e Capitão General de mar, e terra do estado do Brazil, : na qual se manifestão as paternaes providencias, com que Sua Alteza Real indefessamente cuida em promover a felicidade dos seus povos; e que se faz pública por meio da imprensa, para que a todos os seus ditosos vassallos, interessados na importante materia, de que trata, constem os grandes, e beneficos sentimentos do magnanimo coracão do mesmo augusto senhor, e os solidos principios, debaixo dos quaes procura segurar, e manter o credito público .
- Clero, nobreza, e povo dos meus reinos de Portugal, e dos Algarves: : Eu o Principe Regente vos envio muito saudar: no momento em que de acordo com o meu poderoso, fiel, e antigo alliado el Rei da Grãm-Bretanha, me occupava séria, e activamente de reunir, e pôr em accão todos os meios com que poderia resgatar-vos do duro cativeiro, e oppressão, a que vos reduzio hum poder, que não tem limites na sua ambicão, e que deseja realizar a monarquia universal .
- Conde da Ponte, Governador e Capitão General da Capitania da Bahia, amigo. : Eu o principe regente vos envio muito saudar, como aquelle que amo. Tendo-me representado a Meza da Inspeccão dessa capitania os graves inconvenientes, que resultão ao commercio da mesma, de serem obrigadas as embarcacões empregadas na conducão da escravatura da Costa da Mina, a fazerem escala na torna viagem pelas Ilhas do Principe, e São Thomé .
- Conformando-me com a proposta do Marechal do Exercito Guilherme Carr Beresford, : que os governadores do reino de Portugal, a dos Algarves fizeraõ subir á minha Real presenca, e que elles haviaõ anteriormente approvado, sou servido ordenar, que para maior facilidade do servico a que he destinado o corpo da Guarda Real da Policia de Lisboa .
- Conformando-me com a proposta do Marechal do Exercito Guilherme Carr Beresford, : que os governadores do reino de Portugal, e dos Algarves fizeraõ subir á minha Real presenca, e que elles haviaõ anteriormente approvado, sou servido ordenar, que os pagadores, e os quarteis mestres dos corpos do Exercito do Reino .
- Dom João por graca de Deos Principe Regente de Portugal, e dos Algarves, d'aquém e d'além mar, em Africa de Guiné, : e da conquista, navegacão, e commercio da Ethiopia, Arabia, Persia, e da India, &c. Faco saber aos que a presente carta de lei virem, que tendo constantemente em meu real animo os mais vivos desejos de fazer prosperar os estados, que a providencia divina confios ao meu soberano regimen .
- Dom João por graca de Deos Principe Regente de Portugal, e dos Algarves, d'aquém, e d'além, Mar em Africa, de Guiné, e da conquista, navegacão, e commercio da Ethiopia, Arabia, Persia, e da India, etc. : Faco saber aos que a presente carta de lei virem, que tendo sido instituidas, e creadas as diversas ordens de cavallaria em todas as idades .
- Dom João por graça de Deos Principe Regente de Portugal, e dos Algarves, daquem, e dalém, mar em Africa, de Guiné, e da conquista, navegação, e commercio da Ethiopia, Arabia, Persia, e da India. &c. : Faço saber hos que a presente Carta de Lei virem, que tendo sido instituídas, e creadas as diversas Ordens de Cavallaria em todas as idades, .
- Dom João por graça de Deos, rei do reino Unido de Portugal, e do Brazil, e Algarves, d'aquem, e d'além mar, em Africa, senhor de Guiné, etc. : Faço saber a vós dezembargador do Paço juiz da Alfândega desta Corte: que, sendo-Me prezentes em consulta do meu Conselho da Fazenda de dezoito do corrente agosto as condições, .
- Eu o Principe, como Regente, e governador dos reinos de Portugal e Algarves: : faco saber aos que esta minha provisão virem, que tendo respeito ao que se me representou por parte dos officiaes da Camara da cidade da Bahia sobra o prejuizo que se seguia de se fabricarem muitos engenhos de assucar .
- Ex.mo e Rev.mo Senhor. O Principe Regente N.S. manda remetter a V. Ex.a o manifesto, : qui foi servido mandar publicar por occasião da declaracão da guerra, que faz ao Imperador dos Francezes; e espera, que V. Ex.a, á face da justica, que assiste a S. A. R. nesta contenda, não só implore o divino auxilio .
- Governadores do reino de Portugal e Algarves. : Amigos. Eu o Principe Regente vos envios muito saudar como aquelles que amo e prézo. Sendo-me presentes as atrocidades e devastacões perpetradas pelo abominavel exercito Francez em todos os lugares que occupou, durante o desgracado tempo, em que esteve nesse Meu reino .
- Governadores do reino do Portugal, e dos Algarves, amigos, Eu o Principe Regente vos envio muito saudar, como aquelles que amo, e prézo. : Sendo o meu principal cuidado procurar por todos os modos possiveis segurar a independencia dos meus dominios, e libertallos completamente do cruel inimigo, que tão inhumanamente, e contra a boa fé dos tratados invadio os estados da minha coroa na Europa .
- Juizes e mais officiaes do Senado da Camara da cidade de Macáo: : Eu o Principe Regente vos envio muito saudar. Sendo-me presente os bons servicos, que me tendes feito não só em mandar a este porto hum navio com o fim de felicitar-me por occasião da minha feliz chegada a este estado .
- Juizes, vereadores, e procurador do leal Senado da Camera da cidade do nome de Deos de Macáo. : Eu o Principe Regente vos envio muio saudar. Tendo tomado na minha real consideracão as representacões, que fizestes subir á minha Real presenca, para que Eu me dignasse permittir, que nessa cidade de Macáo se estabelecesse huma loteria, a fim que do producto della podessem ser convenientemente soccorridas a casa, e Hospital da Misericordia dessa cidade de Macáo .
- Muito Honrado Juiz do Povo da minha cidade de Lisboa. Eu o Principe Regente vos envio muito saudar. : Nas representacões, que fizestes em nome do povo, por occasião da restauracão dessa cidade, aos generaes Inglezes, e a outras pessoas empregadas no meu real servico, e que subírão á minha real presenca, me dais evidentes provas do vosso patriotismo .
- O Principe Regente N.S. manda remetter a V. exemplares do manifesto da declaracão de guerra, que he servido fazer ao Imperador dos Francezes; para que V. o faca logo publicar com a maior solemnidade, e distribuir por todas as corporacões, e pessoas de cargos publicos militares, e civis dentro dos limites dessa capitania .
- Pedro Maria Xavier de Ataide e Mello, do meu conselho, Governador Capitão General da Capitanía de Minas Geraes, amigo. : Eu o Principe Regente vos envio muito saudar. Sendo-me presentes as graves queixas, que da Capitanía de Minas Geraes tem subido á minha real presenca sobre as invasões, que diariamente estão praticando os indio Botecudos antropophagos em diversas, e muito distantes partes da mesma Capitanía .
- Pedro Maria Xavier de Ataide e Mello, do meu conselho, Governador e Capitão General de Capitania de Minas Geraes, amigo. : Eu o Principe Regente vos envio muito saudar. Tendo determinando estabelecer nesta capital huma fabrica de polvora por conta de minha Real Fazenda, que será dirigida pela administracão, que mando crear para a comptabilidade, e inspeccão deste necessario estabelecimento .
- Pedro Maria Xavier de Athaide e Mello, do meu conselho, Governador e Capitão General da Capitania de Minas Geraes, amigo, : Eu o Principe Regente vos envio muito saudar. Sendo-me presente tudo o que a junta, que fui servido crear para a conquista, e civilizacão dos indios, e navegacão do Rio Doce, fez subir á minha Real presenca, como fructo das suas observacões, e do que lhe constou pelos commandantes da forca armada em conformidade das minhas Reaes ordens .
- Relação dos despachos publicados na Corte pelo expediente da Secretaria de Estado dos Negocios da Marinha e Dominios Ultramarinos em differentes datas. : Por decreto de 8 de março de 1808
- Relação dos despachos publicados no faustissimo dia 17 de dezembro de 1811. dos felizes annos da rainha nossa senhora, em que se celebrou o baptismo do serenissimo senhor infante, neto do Principe Regente nosso senhor
- Relação dos officiaes, e cadetes ultimamente chegados de Portugal, e que S. A. R. houve por bem despachar por decreto da data d'hoje. : Governador da Fortaleza de S. Paulo do Morro com a patente de Sargento Mór de Infantaria, Pedro Antonio Rafael Gago de Brito, capitão, que era do Regimento No. 13. .
- Respuesta de S.A.R. el Principe Regente de Portugal, á la reclamacion hecha por SS. AA. RR. La Princesa del Brazil, y el Infante de España don Pedro Carlos, : implorando su proteccion y auxilios para sostener sus derechos, conservando los del Rey de España, y demas miembros de la Real Familia, arrancada y conducida con violencia á lo interior del Imperio Frances.
- Reverendo Bispo do Rio de Janeiro, do meu Conselho, e meu Capellão Mór. Eu o Principe Regente vos envio muito saudar, como aquelle que amo. : Havendo creado na minha Capella Real desta corte do Rio de Janeiro huma nova jerarchia de conegos graduados com o titulo e dignidade de monsenhores, pelo meu alvará de quinze de junho do presente anno de mil oitocentos e oito: e attendendo a que presentemente se achão vagas, e que por taes se devem reputar a maior parte das dignidades do cabido desta cidade, que pelo dito alvará fui servido condecorar com o titulo de minha Capella Real; pareceo-me muito conveniente reduzir os novos lugares de monsenhores aos lugares das antigas dignidades da Sé .
- Reverendo Bispo do Rio de Janeiro, do meu conselho, Eu o principe regente vos envio muito saudar, como aquella que amo. : Sendo necessario prover o lugar de Capellão Mór da minha Real Casa, vago por falecimento do Patriarca de Lisboa dom José Francisco de Mendonca, para encher os deveres de prelado da minha Real Capella .
- Sendo-me presente em officio dos governadores do reino de Portugal, e dos Algarves a creacão, : a que elles, em consequencia da representacão do Marechal Conde Trancoso, Commandante em Chefe do Exercito de Portugal, mandáraõ proceder de mais seis batalhões de cacadores, além dos seis que já havia no mesmo exercito .
- Sendo-me prezente, em requerimento dos commerciantes da praca da cidade do Porto, : e de outras pessoas interessadas na companhia ja finda de Pernambuco, e Paraiba, que havendo-se estabelecido no anno de 1780 huma Junta para liquidar, arrecadar, e repartir os fundos, e interesses da dita companhia, naõ tem havido até o prezente effeito algum do mesmo estabelecimento .
- Tendo a experiencia mostrado, no decurso de mais de quarenta annos, que a disposição economica
Embed (Experimental)
Settings
Select options that apply then copy and paste the RDF/HTML data fragment to include in your application
Embed this data in a secure (HTTPS) page:
Layout options:
Include data citation:
<div class="citation" vocab="http://schema.org/"><i class="fa fa-external-link-square fa-fw"></i> Data from <span resource="http://link.archive.org/resource/1--Z--wq8C8/" typeof="Organization http://bibfra.me/vocab/lite/Organization"><span property="name http://bibfra.me/vocab/lite/label"><a href="http://link.archive.org/resource/1--Z--wq8C8/">Portugal, Sovereign 1777-1816 : Maria I</a></span> - <span property="potentialAction" typeOf="OrganizeAction"><span property="agent" typeof="LibrarySystem http://library.link/vocab/LibrarySystem" resource="http://link.archive.org/"><span property="name http://bibfra.me/vocab/lite/label"><a property="url" href="http://link.archive.org/">Internet Archive - Open Library</a></span></span></span></span></div>
Note: Adjust the width and height settings defined in the RDF/HTML code fragment to best match your requirements
Preview
Cite Data - Experimental
Data Citation of the Organization Portugal, Sovereign 1777-1816 : Maria I
Copy and paste the following RDF/HTML data fragment to cite this resource
<div class="citation" vocab="http://schema.org/"><i class="fa fa-external-link-square fa-fw"></i> Data from <span resource="http://link.archive.org/resource/1--Z--wq8C8/" typeof="Organization http://bibfra.me/vocab/lite/Organization"><span property="name http://bibfra.me/vocab/lite/label"><a href="http://link.archive.org/resource/1--Z--wq8C8/">Portugal, Sovereign 1777-1816 : Maria I</a></span> - <span property="potentialAction" typeOf="OrganizeAction"><span property="agent" typeof="LibrarySystem http://library.link/vocab/LibrarySystem" resource="http://link.archive.org/"><span property="name http://bibfra.me/vocab/lite/label"><a property="url" href="http://link.archive.org/">Internet Archive - Open Library</a></span></span></span></span></div>